fbpx

As Paisagens Jovens e Maduras do EUA


A paisagem madura e arredondada das Montanhas Apalaches no leste do EUA, contrasta com a paisagem jovem e dramática do oeste, incluindo as Montanhas Rochosas. Ambas as regiões montanhosas se formaram a partir de colisões das placas tectônicas da Terra. Porém, diferente dos antigos Apalaches, os movimentos de placas que criaram as Rochosas e outras montanhas no oeste americano, continuam até hoje.

Para grande parte das Montanhas Apalaches movimento de soerguimento terminou a aproximadamente 250 milhões de anos atrás. Desde então a erosão tem sido a força dominante nos Apalaches. Entre esses processos erosivos estão numerosos movimentos de geleiras continentais. De fato as Hudson Highlands, mostradas na imagem superior soram sobrepostas por geleiras.

Já as montanhas rochosas se formaram muito mais recentemente como é ilustrado pelos Collegiate Peaks da Cadeia Sawatch no Colorado. Além disso, as recentes geleiras ficaram restritas aos vales das montanhas e por isso os picos mais altos não foram completamente cobertos pelo gelo. Esse é o principal motivo por que esses dramáticos picos caracterizam as Montanhas Rochosas. A foto superior, foi feita em Nova York, EUA, nos meados dos anos de 1990 e a foto inferior foi feita no Colorado, EUA em 2005.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/07/mature-and-youthful-landscapes-in-the-united-states.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .