As Nuvens de Andrômeda

O que são essas nuvens vermelhas ao redor da galáxia de Andrômeda? Essa galáxia, a M31, é frequentemente fotografada da Terra pelos astrônomos. Sendo uma grande galáxia espiral e perto de nós, ela é um objeto familiar, com linhas escuras de poeira, um centro brilhante amarelado, e braços espirais traçados por nuvens de estrelas azuis brilhantes. A foto acima é na verdade um mosaico construído com dados de imagens de banda larga e estreita, e oferece para os observadores, feições não muito familiares da galáxia, como as nuvens avermelhadas de gás hidrogênio ionizado brilhando no mesmo campo de visão. Essas nuvens de hidrogênio ionizado estão localizadas em primeiro plano na imagem, bem dentro da Via Láctea. Essas nuvens estão associadas com as nuvens interestelares do tipo cirrus que se espalham por centenas de anos-luz acima do plano da nossa própria galáxia.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180108.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.