As Nebulosas da América do Norte e do Pelicano

Aqui estão duas formas bem familiares em locais desconhecidos. Na esquerda da imagem está uma nebulosa de emissão catalogada como NGC 7000, famosa parcialmente pois lembra os contornos da América do Norte. A região de emissão à direita da Nebulosa da América do Norte é a IC 5070, também conhecida pelo sugestivo nome de Nebulosa do Pelicano, pois delimita aparentemente a figura desse animal. Separadas por uma nuvem escura de poeira obscurecida as duas nebulosas brilhantes estão a aproximadamente 1500 anos-luz de distância. A essa distância o campo de visão de 4 graus mostrado na imagem se expande por aproximadamente 100 anos-luz. Essa foto cósmica espetacular combina imagens de banda estreita da região usando uma paleta de cores falsas para destacar as frentes de ionização brilhantes com bom nível de detalhes das formas escuras e empoeiradas na silhueta. A emissão de hidrogênio, enxofre e oxigênio atômico é capturada na banda estreita do dado. Essas nebulosas podem ser observadas com binóculos a partir de locais livres da poluição luminosa. Para isso basta olhar para nordeste da brilhante estrela Deneb na constelação de Cygnus, o Cisne.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap101218.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.