As Nebulosas da América do Norte e do Pelicano – Por Mick Hyde

north_america_pelican_01

observatory_150105A imagem acima é verdadeiramente maravilhosa e foi feita pelo grande astrofotógrafo Mick Hyde e publicada originalmente no site Universe Today (referência no final do post). A imagem é na verdade um mosaico que mostra a NGC 7000 (A Nebulosa da América do Norte) e a Nebulosa do Pelicano (IC 5070).

A estrutura na parte superior esquerda da imagem é a Nebulosa da América do Norte com o lobo mais escuro de poeira perto do centro, formando o que seria o Golfo do México. A região de formação de estrelas está localizada a aproximadamente 1600 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Cygnus, o Cisne.

Na parte superior direita está outro pássaro celeste marinho, a Nebulosa do Pelicano, uma brilhante curva de gás ionizado sugerindo a forma da cabeça de um Pelicano e o seu pescoço.

Abaixo vocês podem conferir uma visão mais ampla dessa região e se quiser apreciar belas imagens acompanhem as atualizações na página do Flickr de Mick, aqui: http://www.flickr.com/photos/mickhyde/.

north_america_pelican_02

Fonte:

http://www.universetoday.com/102776/amazing-astrophoto-the-north-american-nebula-by-mick-hyde/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.