As Nebulosas da América do Norte e do Pelicano

northpelican_rosen_3460


observatory_1501054Na imagem acima podemos ver formas familiares em locais não familiares. Na esquerda está uma nebulosa de emissão catalogada como NGC 7000, famosa parcialmente pois lembra o continente da América do Norte da Terra. A região de emissão à direita da Nebulosa da América do Norte é a IC 5070, também conhecida com o sugestivo apelido de Nebulosa do Pelicano. Separadas por uma nuvem escura de poeira, as duas brilhantes nebulosas estão a aproximadamente 1500 anos-luz de distância. A essa distância, o campo de visão de 4 graus de largura se expande por 100 anos-luz. Essa espetacular paisagem cósmica, combina imagens feitas com banda curta para destacar as frentes de ionização brilhantes com finos detalhes de formas escuras e empoeiradas em silhueta. A emissão do enxofre, do hidrogênio e do oxigênio atômico é capturada nos dados de banda curta. Essas nebulosas podem ser vistas com binóculos em locais escuros. Para observá-las olhe a nordeste da brilhante estrela Deneb, na constelação de Cygnus, o Cisne.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130903.html


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.