As Melhores Imagens de Deimos Já Feitas Até Hoje

Não existem muitas imagens boas de Deimos por aí. Para quem não sabe, Deimos é o pequeno satélite natural de Marte. Aqui nesse post, você vai ver talvez as melhores imagens já feitas de Deimos até o momento, e que foram feitas pela sonda Viking.

Deimos é o menor e mais externo satélite de Marte, é realmente muito pequeno, ele tem somente 15 quil6ometros de diâmetro no seu ponto mais largo. Isso faz com que ele seja praticamente do tamanho do asteroide Gaspra, ou do satélite Kerberos de Plutão, além de ser menor que qualquer satélite estranho fotografado pela sonda Cassini na órbita de Saturno.

Deimos tem uma órbita muito próxima de Marte, está a cerca de 20 mil quilômetros acima da superfície do Planeta Vermelho, mas ainda assim está bem longe do que qualquer sonda que está explorando Marte atualmente. Assim, as melhores imagens já feitas de Deimos até hoje são das sondas Mariner 9 e Viking. Enquanto as imagens feitas pela Viking mostram detalhes maiores, a Mariner 9 foi a única que conseguiu registrar o lado escuro de Deimos.

Fonte:

http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2018/0416-moonmon-deimos.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.