As Melhores Imagens da Semana de 10 a 16 de Março de 2013

O astronauta canadense Chris Hadfield celebra o Dia de São Patrício com estilo na Estação Espacial Internacional, no dia 17 de Março de 2013. Ele se vestiu todo de verde e fez fotos da Irlanda desde o espaço para comemorar o dia.
ASTRONAUTA COMEMORA O DIA DE SÃO PATRÍCIO NO ESPAÇO – O astronauta canadense Chris Hadfield celebra o Dia de São Patrício com estilo na Estação Espacial Internacional, no dia 17 de Março de 2013. Ele se vestiu todo de verde e fez fotos da Irlanda desde o espaço para comemorar o dia.
SONDA SOYUZ POUSA COM SUCESSO COM TRIPULAÇÃO DA EXPEDIÇÃO 34 - Kevin Ford, Oleg Novitskiy e Evegney Tarelkin (da esquerda para a direita) retornaram para a Terra na sexta-feira, dia 15 de Março de 2013 depois de passarem meses no espaço a bordo da ISS.
SONDA SOYUZ POUSA COM SUCESSO COM TRIPULAÇÃO DA EXPEDIÇÃO 34 – Kevin Ford, Oleg Novitskiy e Evegney Tarelkin (da esquerda para a direita) retornaram para a Terra na sexta-feira, dia 15 de Março de 2013 depois de passarem meses no espaço a bordo da ISS.
AS ÚLTIMAS IMAGENS DETALHADAS DE RÉIA - A sonda Cassini da NASA retornou as últimas imagens detalhadas do satélite congelado Réia de Saturno.
AS ÚLTIMAS IMAGENS DETALHADAS DE RÉIA – A sonda Cassini da NASA retornou as últimas imagens detalhadas do satélite congelado Réia de Saturno.
COMETA, MERCÚRIO E A TERRA - Uma sonda da NASA registrou um raro vídeo que mostra um cometa, a Terra e Mercúrio juntos. Uma imagem desse vídeo feita pela sonda STEREO-B é mostrada acima.
COMETA, MERCÚRIO E A TERRA – Uma sonda da NASA registrou um raro vídeo que mostra um cometa, a Terra e Mercúrio juntos. Uma imagem desse vídeo feita pela sonda STEREO-B é mostrada acima.
ASTEROIDES POTENCIALMENTE PERIGOSOS - O desenho acima mostra um grande asteroide chegando perto da Terra.
ASTEROIDES POTENCIALMENTE PERIGOSOS – O desenho acima mostra um grande asteroide chegando perto da Terra.
VULCÃO RUSSO CAVA RIO DE LAVA - A lava recém lançada desce pelo flanco do vulcão Tolbachik  localizado na Península Kamchatka na Rússia, nessa imagem feita desde o espaço pelo satélite da NASA Earth Observing-1 (EO-1).
VULCÃO RUSSO CAVA RIO DE LAVA – A lava recém lançada desce pelo flanco do vulcão Tolbachik localizado na Península Kamchatka na Rússia, nessa imagem feita desde o espaço pelo satélite da NASA Earth Observing-1 (EO-1).
COMETA PAN-STARRS E A LUA - O cometa Pan-STARRS pode ter sido desafiante de ter sido registrado no céu noturno, pelo fato de ter aparecido muito baixo no horizonte oeste, logo depois do pôr-do-Sol. Porém para os observadores persistentes ao redor do mundo, quando o cometa se juntou com a Lua no dia 12 de Março de 2013, belas imagens foram registradas como a mostrada acima.
COMETA PAN-STARRS E A LUA – O cometa Pan-STARRS pode ter sido desafiante de ter sido registrado no céu noturno, pelo fato de ter aparecido muito baixo no horizonte oeste, logo depois do pôr-do-Sol. Porém para os observadores persistentes ao redor do mundo, quando o cometa se juntou com a Lua no dia 12 de Março de 2013, belas imagens foram registradas como a mostrada acima.
CATALINA EDDY É REGISTRADO DO ESPAÇO - Nos meses quentes de verão, os californianos que vivem na costa conseguem aproveitar um clima mais frio do que os residentes do interior graças a um vórtice de resfriamento na costa chamado de Catalina Eddy.
CATALINA EDDY É REGISTRADO DO ESPAÇO – Nos meses quentes de verão, os californianos que vivem na costa conseguem aproveitar um clima mais frio do que os residentes do interior graças a um vórtice de resfriamento na costa chamado de Catalina Eddy.
MODELO COMPLETO DO JWST É APRESENTADO EM AUSTIN - Um modelo de escala completa do Telescópio Espacial James Webb foi apresentado entre os dias 8 e 10 de Março de 2013 no Festival Interativo South by Southwest em Austin no Texas. O telescópio ocupou em comprimento o tamanho de uma quadra de tênis e um prédio de quatro andares de altura. O Telescópio Espacial James Webb irá suceder o Telescópio Espacial Hubble e representa o maior telescópio espacial já construído.
MODELO COMPLETO DO JWST É APRESENTADO EM AUSTIN – Um modelo de escala completa do Telescópio Espacial James Webb foi apresentado entre os dias 8 e 10 de Março de 2013 no Festival Interativo South by Southwest em Austin no Texas. O telescópio ocupou em comprimento o tamanho de uma quadra de tênis e um prédio de quatro andares de altura. O Telescópio Espacial James Webb irá suceder o Telescópio Espacial Hubble e representa o maior telescópio espacial já construído.
ESPAÇO E TEMPO - O astrofotógrafo Randy Paylor enviou uma foto do cometa Pan-STARRS e escreveu: “Essa foto foi feita no campus da Universidade Estadual da Louisiana, em Baton Rouge, no dia 11 de Março de 2013, com o relógio da Memorial Tower em primeiro plano. A foto foi feita num campo ligeiramente aberto para poder registrar a torre a uma certa distância e perto do horizonte”.
ESPAÇO E TEMPO – O astrofotógrafo Randy Paylor enviou uma foto do cometa Pan-STARRS e escreveu: “Essa foto foi feita no campus da Universidade Estadual da Louisiana, em Baton Rouge, no dia 11 de Março de 2013, com o relógio da Memorial Tower em primeiro plano. A foto foi feita num campo ligeiramente aberto para poder registrar a torre a uma certa distância e perto do horizonte”.
VAGAROSAMENTE REVELADA - O astrônomo Adam Block do Mount Lemmon SkyCenter localizado a norte da cidade de Tucson no Arizona, fez uma foto das galáxias espirais NGC 3169 e NGC 3166. Ele escreveu: “Essa imagem com exposição acumulada de 27 horas mostra como essas galáxias estão interagindo de forma intensa. Conchas, plumas, arcos de estrelas e até mesmo linhas de poeira compartilhadas são algumas das feições que se destacam nessa imagem de campo profundo. A NGC 3169 na esquerda parece estar literalmente se revelando diante dos nossos olhos. Talvez o arco de estrelas aglomerado abaixo do par seja a parte remanescente de uma galáxia menor que orbitava as duas. Eu estou feliz de ter completado essa imagem antes da inundação das imagens do cometa Pan-STARRS começar”, a imagem acima foi submetida para o site space.com no dia 9 de Março de 2013.
VAGAROSAMENTE REVELADA – O astrônomo Adam Block do Mount Lemmon SkyCenter localizado a norte da cidade de Tucson no Arizona, fez uma foto das galáxias espirais NGC 3169 e NGC 3166. Ele escreveu: “Essa imagem com exposição acumulada de 27 horas mostra como essas galáxias estão interagindo de forma intensa. Conchas, plumas, arcos de estrelas e até mesmo linhas de poeira compartilhadas são algumas das feições que se destacam nessa imagem de campo profundo. A NGC 3169 na esquerda parece estar literalmente se revelando diante dos nossos olhos. Talvez o arco de estrelas aglomerado abaixo do par seja a parte remanescente de uma galáxia menor que orbitava as duas. Eu estou feliz de ter completado essa imagem antes da inundação das imagens do cometa Pan-STARRS começar”, a imagem acima foi submetida para o site space.com no dia 9 de Março de 2013.

Fonte:

http://www.space.com/20258-best-space-photos-of-the-week-march-17-2013.html

 

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo