As Luas Recém-Descobertas de Plutão Recebem Seus Nomes

Pluto and its five moons

observatory_150105As recém-descobertas luas de Plutão agora possuem nomes. Conhecidas anteriormente como P4 e P5, a União Astronômica Internacional agora deu para a quarta e para a quinta lua de Plutão os nomes de Kerberos e Styx. As pequenas luas foram descobertas nos anos de 2011 e 2012 pelo Telescópio Espacial Hubble na preparação para a passagem da sonda New Horizons por Plutão em 2015. Kerberos é nome dado ao cão com muitas cabeças da mitologia grega, que guarda a entrada do mundo inferior, enquanto que Styx é o nome para a deusa que observava o rio mitológico que corria entre a Terra e o mundo inferior. Ambos os nomes estão relacionados com Plutão, que governava o mundo inferior mítico. Devido a sua refletividade ser desconhecida, o tamanho de cada uma das luas ainda é algo incerto – mas estima-se que cada uma tenha aproximadamente 20 quilômetros de diâmetro. A sonda robótica New Horizons está programada para passar por Plutão em 2015 e fornecerá as primeiras imagens nítidas do planeta anão e de suas companheiras cósmicas.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130708.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.