fbpx

As Luas de Saturno Titã e Tétis


A imagem acima foi feita pela sonda Cassini enquanto ela observava um par de luas de Saturno, mostrando a esfera nebulosa da gigantesca lua Titã, além da menor lua Tétis. Essa imagem foi feita com a sonda olhando na direção do lado de Titã e Tétis que é voltado para Saturno.

A imagem foi feita em luz viséivel verde com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 18 de Outubro de 2010. A imagem foi obtida com a sonda Cassini a aproximadamente de 2.5 milhões de quilômetros de distâncoa de Titã, com o conjunto, Sol-Titã-Cassini em fase com ângulo de 55 graus. Já com relação a Tétis, a sonda estava a 1.5 milhões de quilômetros e o conjunto Sol-Tétis-Cassini em fase com ângulo de 55 graus. A escala da imagem acima é de 15 quilômetros por pixel em Titã e 9 quilômetros por pixel em Tétis.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2318.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .