fbpx

As Interessantes Feições da Bacia Raditladi Em Mercúrio São Fotografadas Pela Sonda MESSENGER


Essa imagem feita pela sonda MESSENGER na órbita de Mercúrio mostra uma porção do anel norte e do material ejetado da bacia de impacto Raditladi. Depósitos suaves correspondem ao material derretido por impacto que se depositaram em área baixas do interior da bacia, nos terraços das paredes e no material ejetado exterior. No evento de formação da bacia, grandes volumes de rocha foram derretidos pela enorme energia do impacto.

A Bacia Raditladi, que foi pela primeira imageada pela sonda MESSENGER durante o seu primeiro sobrevoo em Mercúrio recebeu esse nome em 2008 e intrigante por várias razões. A imagem superior acima mostra a bacia se estendendo por toda a imagem em uma alta resolução conseguida com a câmera NAC da sonda. A Bacia Raditladi é relativamente nova com poucas pequenas crateras de impacto em seu interior e com paredes bem preservadas e com picos centrais também bem preservados. Visível no interior dessa bacia em Mercúrio estão vales concêntricos, mostrados com as setas azuis acima, formados pela extensão da superfície. Contudo, os vales extensionais em Mercúrio são bem raros, vistos somente em dois outros locais de Mercúrio, como parte da Pantheon Fossae e outros vales na Bacia Caloris e no interior da Rembrandt, a grande bacia descoberta em Mercúrio durante o segundo sobrevoo do planeta realizado pela sonda MESSENGER. Entender como esses vales se formaram na jovem Bacia Raditladi pode fornecer um indicativo importante do processo que agiu relativamente recente na história geológica do planeta Mercúrio. 

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=638


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .