As Forças Magnéticas do Sol São Reveladas Em Vídeo da Sonda SDO

A correlação entre as estruturas do campo magnético observadas perto da superfície do Sol (reveladas nos grãos magnéticos preto e brancos, vistos através do instrumento HMI a bordo da sonda SDO) e o loops e as regiões ativas que são visíveis bem mais alto na coroa do Sol (vistos em luz extrema ultravioleta através do instrumento AIA a bordo da sonda SDO) se revelam de forma impressionante no vídeo acima.

O vídeo acima mostra o Sol durante sua atividade em mais de 4.5 dias, entre 4 e 8 de Abril de 2012. As fortes regiões em preto e branco indicam a forte polaridade magnética. Essas mesmas áreas, quando observadas mais alto na atmosfera solar, mostram como as forças geram os brilhantes loops de material que aparecem girando ao longo dessas linhas extensas de campos magnéticos. Esse vídeo é interessante, em essência, pois mostra digitalmente como se pode descascar as camadas do Sol.

Crédito: NASA/SDO.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.