As Estações

as_estacoes

observatory_150105A recém nomeada cratera Donalaitis em Mercúrio, localizada perto do centro dessa imagem acima, exibe depósitos avermelhados brilhantes no seu assoalho, que contrasta de forma marcante com as tonalidades mais relativamente azuis localizadas no terreno ao redor. A cratera Donelaitis, recebeu esse nome em homenagem a Kristijonas Donelaitis (1714 – 1780), um poeta Lituano. Seu clássico poema, ‘The Seasons (Metai)’, descreve a vida dos camponeses lituanos que no momento em que o poema foi escrito estavam sendo levados à escravidão à medida que seu país era anexado ao Império Russo.

A imagem acima foi adquirida como parte do mapa base de 8 cores do instrumento MDIS da sonda MESSENGER. O mapa base de 8 cores é composto por imagens feitas com a câmera WAC através de oito diferentes filtros de banda restrita e cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 1 km/pixel. As imagens coloridas de maior qualidade são obtidas da superfície de Mercúrio quando tanto a sonda MESSENGER como o Sol estão a pino, assim as imagens normalmente são feitas em condições de visualização de baixo ângulo de emissão e de incidência.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1149

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.