As Escalas do Universo

Quão diferente o universo parece ser nas escalas pequenas, médias e grande? O curta metragem científico mais famoso dessa geração nos dá uma ideia sobre essas comparações. Esse filme, chamado em inglês de Powers of Ten, foi criado originalmente nos anos de 1960. O filme começa em um lanche sobre um cobertor em um parque de Chicago e chega até ao Aglomerado de Galáxias de Virgo, a cada dez segundos o filme aumenta a escala de observação de um fator de 10. Ao chegar até o limite do aglomerado de galáxias, o filme então retorna mais rápido, reduzindo a escala por um fator de 10 a cada 2 segundos até chegar dentro de um próton. A sequência do Powers of Ten foi feita com base no livro Cosmic View de Kees Boeke de 1957, bem como em outro filme similar mas gerado principalmente por animações, chamado de Cosmic Zoom, que também foi gerado na década de 1960. As mudanças de perspectiva são tão interessantes e educacionais que as seções foram recriadas usando técnicas computacionais mais modernas, incluindo os primeiros minutos do filme Contato e um curto filme digital chamado de The Known Universe criado em 2010 pelo American Museum of Natural History. Os criadores do filme eram conhecidos como pessoas de espírito visionário e muito criativas.

Fonte:

APOD 1 de Fevereiro de 2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.