As Dunas Que Fluem na Superfície de Marte

Quando Marte agiu como um líquido? Embora os líquidos congelem e evaporem rapidamente na fina atmosfera de Marte, ventos persistentes podem fazer que grandes dunas de areias fluam e até mesmo gotejem como um líquido. Visíveis na imagem acima à direita estão duas mesas de topo plano no sul de Marte quando a estação estava mudando da primavera para o verão marciano. Já na parte esquerda da imagem pode-se ver uma colina em forma de domo. À medida que os ventos sopram da direita para a esquerda, a areia que flui tanto nas colinas como ao redor delas deixam marcas únicas na superfície do Planeta Vermelho. As gotículas escuras em forma de arco formadas por uma areia muito fina são chamadas de barchans, e podem ser considerados os primos interplanetários de formas de areia similares encontradas na Terra. Barchans podem se mover intactos e pode até mesmo parecer que um ultrapassa o outro. Quando as estações mudam, os ventos em Marte podem  levantar a poeira e são monitorados para ver se eles irão se juntar poeira suficiente para gerarem tempestades de areia famosas em Marte pois essas tempestades chegam a ter o tamanho do próprio planeta.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120422.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.