As Dunas da Cratera Charlier em Marte

Essa é uma parte da cratera Charlier em Marte, essa cratera recebeu esse nome depois que o astrônomo sueco de mesmo nome identificou um campo de duna que brilha devido a uma cobertura de camada de gelo. Embora a cratera esteja localizada nas latitudes altas do sul de Marte, ela está provavelmente muito avançada na estação da primavera marciana para que as dunas pudesse reter CO2 congelado que se formou durante o inverno, o gelo de água é o melhor candidato então para essa cobertura da duna. No canto superior esquerdo da imagem pode-se ver nuvens de tempestades. À medida que o verão avança o gelo irá sublimar das dunas. As tempestades são comuns nos polos de Marte durante essa época do ano. Essa imagem foi feita no dia 1 de Agosto de 2003 pela sonda Mars Odyssey, através de seu instrumento THEMIS.

Fonte:

http://themis.asu.edu/zoom-20030811a

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.