As Correntes de Cavidades Em Alba Mons Em Marte

A imagem acima foi feita pela sonda Mars Express e mostra algumas correntes de cavidades perto da parte inferior da imagem de um dos maiores sistemas vulcânicos do Sistema Solar, o Alba Mons. Essas cavidades são indicativos de tubos de lava localizados abaixo da superfície, que se formam em regiões vulcânicas onde os fluxos de lava se solidificam perto da superfície, mas que continuam a fluir na subsuperfície. Quando a lava para de fluir as cavernas deixadas vazias e algumas vezes os tetos dessas cavernas entram em colapso, deixando como marca as cavidades como as observadas acima. Cavidade de lavas como as mostradas acima são os alvos principais para a busca por vida em Marte.

Uma das razões que os cientistas acreditam que ainda não identificaram qualquer tipo de vida na superfície dessas regiões é que os níveis de radiação ali são 250 vezes maiores do que os níveis na Terra. Isso poderia ser o suficiente para matar a maior parte das formas de vida como conhecemos. O que faz com que os tubos de lavas sejam grandes alvos para a busca por vida é que eles estão na subsuperfície e assim protegidos da maior parte da radiação que atinge a superfície. Eles também têm sido aquecidos pela atividade vulcânica na região e têm experimentados períodos quando eles estavam imersos em água, dois fatores fundamentais para o desenvolvimento da vida como a conhecemos.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/04/mars-photo-of-day-apr-6-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.