fbpx

As Conchas Escuras e Empoeiradas da Galáxia PGC 10922

potw1334a_h


observatory_1501054O Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA capturou essa imagem da PGC 10922, um exemplo de uma galáxia lenticular – um tipo de galáxia na interface entre as galáxias elípticas e espirais.

Vista de frente, a imagem mostra o disco e as estruturas espirais da poeira escura circulando o centro brilhante da galáxia. Existe também um halo externo em destaque de apagados arcos ou conchas vastas que se estende para fora, cobrindo boa parte da imagem. Esses arcos provavelmente foram formados pelo encontro gravitacional ou até mesmo da fusão com outra galáxia. Uma parte da poeira parece também ter escapado da estrutura central  e se espalhou através das conchas mais internas.

Um segundo plano extraordinariamente rico de galáxias mais remotas pode ser visto nessa imagem.

Uma versão dessa imagem entrou na competição de processamento chamada de Hubble’s Hidden Treadures pelo competidor Judy Schmidt.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1334a/


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo