As Complexas Relações de Feições no Interior da Bacia Dario em Mercúrio

Na imagem acima do assoalho da bacia Dario em Mercúrio, com o norte apontado para cima, algumas feições mostram complexas relações de cruzamento. O assoalho da bacia é suave, e provavelmente é formado por preenchimento vulcânico. Duas escarpas em forma de lobos podem ser vistas: o exemplo apagado que corta a imagem da parte superior esquerda para a parte central direita da imagem parece terminar de forma abrupta no anel da cratera inundada; a escarpa mais visível com tendência norte-sul corta o interior da cratera de forma clara. Estudando as relações de cruzamento como essas, os cientistas são capazes de determinar a sequência de formação das feições como essas dentro da bacia Dario.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=867

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.