As Cavidades de Mercúrio, Resultado da Sublimação Ou Existiria Outra Explicação?

EN0221282722M.map

observatory_150105Localizada na Cratera Eminescu, essa imagem de alta resolução mostra parte do anel de pico montanhoso, bem como um exemplo da extensiva formação de cavidades localizadas dentro da cratera. As cavidades mantém um ar de mistério no reino da ciência planetária. Apesar do exato mecanismo de formação ser desconhecido, a maior parte dos cientistas concorda que resposta está na sublimação de voláteis. Essa imagem destaca a prevalência dessas cavidades no próprio anel de pico e ao redor dele, bem como captura a beleza dessas enigmáticas formações.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de observações planejadas de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas na superfície de Mercúrio com resoluções maiores que os tradicionais 200 metros por pixels usados no mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa resolução, porém alvos de alto interesse científico são imageados nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1191

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.