As Camadas Sedimentares Erodidas de Xanthe Terra Em Marte

Camadas, provavelmente de origem sedimentar, apresentam uma extensa erosão, como é mostrado nessa imagem feita pela sonda MRO da NASA do Valles Shalbatana, um proeminente canal que corta a região de Xanthe Terra.

Essa erosão produziu algumas pequenas mesas além de ter exposto material de tonalidade mais clara, que pode diferir em composição do material circundante.

O mapa é projetado aqui numa escala de 25 centímetros por pixel. A escala original da imagem é de 27.5 centímetros por pixel, onde objetos da ordem de 82 centímetros podem ser individualizados. O norte está para cima, para uma questão de orientação.

A Universidade do Arizona, em Tucson, opera a câmera HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão da Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o Mars Reconnaissance Orbiter Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

C?edito da Imagem:NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/eroded-layers-in-shalbatana-valles

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.