fbpx

As Baleias Jubarte Sob A Luz das Auroras na Noruega

“Hoje (20 de Novembro de 2012) foi um dos dias mais belos e espetaculares que eu já experimentei na vida”, assim reportou o fotógrafo norueguês Fredrik Broms. “Aqui em Kvaloya, nas imediações de Tromso, nós dissemos adeus para o Sol e saudamos o período de escuridão polar, onde o Sol nunca se levanta acima do horizonte, e as únicas luzes que iluminam o nosso céu são essas (mostradas acima)”.

“Mais tarde na noite, as atividades dos pescadores podiam ser ouvidas pelos fiordes. Pouco depois das primeiras auroras aparecerem no céu, uma baleia jubarte passou somente a 10 metros de distância da praia e pôde ser vista na luz da Lua e das auroras que estavam dançando sobre o fiorde. Mais baleias Jubartes podiam ser ouvidas à distância. Essa noite com certeza ficará para sempre guardada na minha memória”.

Outra noite como essa, porém, pode não demorar muito a acontecer. Um par de CMEs é esperada atingir o campo magnético da Terra no dia 23 ou 24  de Novembro de 2012, possivelmente gerando brilhantes auroras no Círculo Ártico. Os observadores de baleia podem então se preparar para a aparição de mais baleias do tipo Jubarte.

Fonte:

www.spaceweather.com

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo