fbpx

As Asas de Mercúrio

EW0222275995G.3band.mapped


observatory_1501054Nova e brilhante, essa cratera alongada, sem nome parece ter sido formada por um bólido que atingiu a superfície de Mercúrio com um ângulo oblíquo, fazendo com que boa parte do material ejetado se espalhasse ao redor da cratera (pode-se notar os raios brilhantes acima, abaixo e a direita da cratera). O material brilhante marginalmente no canto inferior esquerdo é parte do raio da cratera Hokusai, localizada a 1380 km de distância.

O planeta Mercúrio tem essa denominação em homenagem ao deus mensageiro romano, identificado com Hermes na Mitologia Grega. Uma feição importante do deus Mercúrio são suas sandálias aladas. O papel de Mercúrio como o deus da comunicação e das mensagens influenciou a criação do acrônimo para a sonda MESSENGER.

A imagem acima foi adquirida como uma observação colorida planejada de alta resolução. Observações coloridas planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções maiores que os tradicionais 1 km por pixel usadas no mapa base de 8 cores. Durante a missão primária de um ano da sonda MESSENGER, centenas de observações coloridas planejadas foram adquiridas. Durante a missão estendida da sonda MESSENGER, observações coloridas planejadas de alta resolução são mais raras, já que o mapa base de 3 cores cobriu o hemisfério norte de Mercúrio com as imagens coloridas de mais alta resolução possível.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1255


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo