As Antenas no Projeto ALMA Já São 10

O número das antenas do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no platô Chajnantor alcançou os dois dígitos. A décima antena foi levada desde o Operations Support Facility de uma altitude de 2900 metros  até o Array Operations Site a 5000 metros de altura, no alto dos Andes Chilenos, no dia 4 de Março de 2011, usando para isso o ALMA Transporter Vehicles (mostrado abaixo).

O ALMA é um telescópio desenvolvido para observar os comprimentos milimétricos e submilimétricos da luz, usando para isso uma série de antenas em forma de prato. Usando uma técnica conhecida como interferomentria, o ALMA age como um único e gigantesco telescópio tão grande quanto o tamanho do conjunto de antenas. Graças aos veículos de transporte as antenas podem ser arranjadas em diferentes configurações, onde a separação entre elas pode variar de 150 metros até 16 quilômetros.

O ponto de vista distante dessa fotografia é necessária para se ver todas as dez antenas em um única imagem. Nove delas, incluindo a mais nova adição, estão aglomeradas no canto esquerdo da imagem, mas a décima está localizada a 600 metros à direita. O ALMA está atualmente em fase de testes,  e essa antena permite aos astrônomos e engenheiros testarem o desempenho do sistema com uma linha de base maior – a separação entre um par de antenas. Quando a construção do ALMA estiver pronta em 2013, serão 66 antenas no total.

O raro céu nublado visto nessa fotografia se deve ao Inverno Altiplano, onde jatos reversos trazem o úmido do leste para esse local extremamente árido.

O projeto ALMA é uma parceria da Europa, América do Norte e Leste da Ásia em cooperação com a República do Chile. O ESO é o parceiro europeu no ALMA.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1111a/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo