As Antenas Cósmicas – O Resultado de Uma Impressionante Colisão Galáctica

A aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância na constelação do céu do sul Corvus, duas grandes galáxias colidiram. Mas as estrelas nas duas galáxias, catalogadas  como NGC 4038 e NGC 4039, não colidiram no decorrer desse poderoso evento, que dura centenas de milhões de anos. Em vez disso, suas grandes nuvens de gás e poeira molecular colidiram, disparando furiosos episódios de formação de estrelas próximo ao centro do encontro cósmico. Se espalhando por aproximadamente 500 mil anos-luz, essa impressionante visão também revela novos aglomerados estelares e matéria sendo lançada a partir dessa colisão por meio de forças gravitacionais. Claro, a sugestiva aparência visual das estruturas arqueadas que se estendem pelo espaço dão ao par de galáxias o popular nome de As Antenas.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110429.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.