fbpx

As Aberturas Vulcânicas do Planeta Mercúrio

EW1017789371G.3band.nomap_ns


observatory_150105Os pontos amarelos que se destacam contra as planícies de refletância menor nessa imagem são na verdade uma série de aberturas piroclásticas que se espalham aproximadamente de -60º de latitude, dentro da cratera Hesiod, até aproximadamente -51º. Essas aberturas, acredita-se, tenho sido originadas de erupções explosivas, guiadas por gases vulcânicas. Apesar de serem encontradas por todo o planeta Mercúrio, essa região contém um dos maiores agrupamentos de aberturas em todo o planeta.

A imagem acima foi adquirida como uma observação colorida planejada. Observações coloridas planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções superiores a 1 km/pixel do mapa base de 8 cores. Durante a missão primária de um ano da MESSENGER, centenas de observações coloridas planejadas foram obtidas. Durante a missão estendida da sonda MESSENGER, observações coloridas de alta resolução planejadas são mais raras, já que o mapa base de 3 cores cobre o hemisfério norte de Mercúrio com as imagens coloridas de mais alta resolução possível.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1333


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo