As 5 Imagens Mais Belas da Terra Feitas Pelo Landsat

O primeiro satélite Landsat da NASA usado para observar a Terra foi lançado da Base da Força Aérea Americana de Vandenberg em 23 de Julho de 1972, e para celebrar os 40 anos desse programa de sucesso eles pediram ao público para votar nas suas imagens favoritas do planeta feitas pelo Landsat, no Landsat Earth as Art Galery. Depois de mais de 14000 votos, as cinco imagens mais votadas são apresentadas no vídeo acima.

As imagens feitas pelo Landsat do planeta Terra, não são meramente fotografias. Elas contêm muitos layers de dados coletados em diferentes pontos ao longo do espectro da luz visível e invisível. Uma única imagem do Landsat feita a mais de 400 milhas acima da Terra pode de maneira precisa detalhar as condições de centenas de milhares de acres de florestas, de plantações agrícolas ou de qualquer feição de interesse.

“O Landsat tem nos dado uma perspectiva crítica sobre o nosso planeta em longo prazo e continuará a nos ajudar a entender a Terra como um todo e as mudanças ocorridas com ela desde o espaço”, disse Administrador da NASA Charles Bolden. “Com essa visão nós estamos mais bem preparados para tomar uma ação desde a terra e assim entender melhor a nossa casa”.

Em cooperação como o U.S. Geological Survey (USGS), uma agência de ciência do Dapartamento de Interior da NASA lançou seis dos sete satélites Landsat. O arquivo resultante de observações da Terra forma um registro compreensivo das mudanças naturais e que os homens fizeram na Terra.

“Os primeiros 40 anos do programa Landsat entregaram os registros mais confiáveis e consistente das mudanças da paisagem da Terra”, disse Michael Freilich, diretor da Earth Science Division da NASA.

“Os dados adquiridos em mais de quatro décadas pela série de satélites Landsat tornaram-se referência mundial vital para o entendimento avançado da ciência da terra”, disse o Secretário de Interior Len Salazar. O arquivo com dados de 40 anos de missão do Landsat forma um registro objetivo da paisagem terrestre e já é um grande legado que a agência deixa para a humanidade”.

A próxima série de satélites, o Landsat Data Continuity Mission (LDCM) está programada para ser lançada em 11 de Fevereiro de 2013.

Você pode encontrar mais sobre as missões Landsat e mais imagens feitas pelo satélite nesses endereços: http://landsat.usgs.gov/ e http://landsat.usgs.gov/gallery_view.php?category=nocategory&thesort=pictureId.

Fonte:

http://www.universetoday.com/96410/the-top-5-earth-as-art-images-thanks-to-landsat/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.