fbpx

Artistas Saturnianos Em Ação

pia17140_full


observatory_1501054As luas de Saturno criam arte na tela dos anéis de Saturno usando a gravidade como suas principais ferramentas. Na imagem acima Promtheus é visto esculpindo o Anel F, enquanto Daphnis (muito pequena para aparecer na imagem) cria ondas na borda da Falha de Keeler.

Primetheus (com 86 quilômetros de diâmetro) está logo acima da parte central da imagem, enquanto Daphnis com apenas 8 quilômetros de diâmetro, embora seja muito pequena para ser vista em seu local na Falha na Keeler logo à direita do centro da imagem, pode ser localizada pelas ondas que cria na borda da falha. Prometheus e as estrelas que aparecem na imagem acima foram iluminadas por um fator de 2 com relação ao resto da imagem para realçar sua visibilidade. Existem 20 estrelas visíveis na imagem acima.

A imagem acima foi feita com a câmera da sonda Cassini voltada para o lado não iluminado dos anéis a aproximadamente 53 graus abaixo do plano dos anéis. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda no dia 25 de Agosto de 2013.

A imagem acima foi adquirida a uma distância de aproximadamente 1.9 milhões de quilômetros de Saturno, com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 111 graus. A escala da imagem é de 11 quilômetros por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Fonte:

http://www.nasa.gov/jpl/cassini/saturn-moons-pia17140/#.Urw_XfRDvGA


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo