fbpx

Artigo de Pesquisadores Brasileiros Discute a Possibilidade da Existência de Um Sistema de Anéis em Plutão

Com a sonda New Horizons a caminho de Plutão, pode ser que exista a possibilidade de que essa missão tenha que realizar um trabalho adicional: procurar por um potencial anel ao redor de Plutão e de suas luas. Pesquisadores brasileiros da UNESP submeteram recentemente um artigo para publicação (que pode ser encontrado no final desse post) em que são exploradas as possibilidades da existência de um sistema de anel ao redor do sistema Plutão-Caronte. Nesse artigo, a equipe discute os efeitos de impactos de micrometeoroides em Nix e Hydra e como as partículas de poeira resultantes poderiam formar um anel ao redor de Plutão. A equipe também investigou as forças como o vento solar que poderiam dissipar o sistema de anéis.

Pryscilla Maria Pires dos Santos e a sua equipe executou uma exaustiva lista de cálculos no artigo que estimou que o sistema de anéis teria um diâmetro de aproximadamente 16000 quilômetros, ou seja, seria bem maior que a órbita de Nix e Hydra. Com base nesses cálculos, Pires dos Santos disse que apesar de aproximadamente 50% da massa do sistema de anéis ser dissipada no intervalo de um ano, um tênue sistema ainda se mantém devido à poeira expelida pelos impactos de micrometeoroides.

Dados adicionais apresentados no artigo colocam o anel com profundidade óptica, como sendo algumas ordens de magnitude mais apagado que os já apagados anéis de Júpiter (sim Júpiter também tem anel). Enquanto que os telescópios em Terra e até mesmo o Telescópio Espacial Hubble são incapazes de detectar o sistema de anéis de Plutão, Pires dos Santos e seus colegas tem esperança de que a sonda New Horizons possa fornecer dados cruciais para validar os modelos teóricos propostos pela equipe. A sonda New Horizons tem um contador de poeira capaz de medir grãos de poeira com massa mínima de 10 a 12 gramas, o que forneceria então os dados necessários para comprovar ou refutar os modelos da equipe de brasileiros.

Disse Pires dos Santos: “Vale ressaltar que o ambiente interplanetário do Sistema Solar externo não é bem conhecido. Muitas premissas foram feitas em ordem de estimar um anel putativo com profundidade óptica que englobasse as órbitas de Nix e Hydra”.

Fonte:

http://www.universetoday.com/88048/ring-system-around-pluto/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .