Arcos Supra Laterais, Parélio e Rastros de Fumaça – Um show nos Céus

A imagem aqui reproduzida mostra um céu repleto de rastros de fumaça de aviões e um arco colorido no lado esquerdo que é provavelmente um pedaço de um arco supra lateral. Essas tiras do céu se formam quando cristais de gelo colunares encontrados em nuvens do tipo cirros se alinham de forma similar. A luz do Sol passa pelas faces laterais e basais das colunas. Os arcos supra laterais são somente visíveis nas altitudes solares abaixo de 32 graus. Suas formas mudam drasticamente com a mudança da altitude do Sol. É possível notar também na imagem um parélio no parte central inferior da imagem. Ele está localizado a 22 graus do Sol (atrás da árvore à direita) e na mesma altura do Sol. A foto foi feita em 22 de Novembro de 2010.

Fonte:

 

http://epod.usra.edu/blog/2010/12/supralateral-arc-parhelion-and-contrails.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.