Arco Tangente Superior, Halo, Parélio E Outros Fenômenos Registrados em Vancouver

fenomenos_vancouver


observatory_15010541Claramente visíveis nessa bela imagem, estão, um arco tangente superior (na parte central superior), uma porção do halo circular de 22 graus, e um parélio. Essa foto foi feita pouco antes do pôr-do-Sol no dia 4 de Julho de 2009, desde Vancouver na British Columbia. Cristais de gelo em nuvens do tipo cirrostratus, cobrindo boa parte do céu nessa tarde de verão, são os responsáveis por esses arcos e halos. O arco tangente se forma quando a luz do Sol interage com os cristais de gelo hexagonais na forma de colunas. Esses cristais colunares derivam para a horizontal com seus longos eixos. A luz do Sol entra através de uma das faces laterais do prisma e sai através de uma face alternada. Pode-se notar também um caminho brilhante na Baía Inglesa, na parte central inferior da imagem.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2014/05/upper-tangent-arc-halo-sundogs-and-glitter-path-observed-from-vancouver.html


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.