Arco Tangente Superior É Registrado nos Céus de Orsta na Noruega

arco_tangente_superior_noruega

observatory_150105Esse arco tangente superior foi visível na tarde do dia 24 de Dezembro de 2012 em Orsta, na Noruega. Ele é tangente ao halo de 22 graus, que não é visível nessa imagem. Para ver um arco tangente superior, como esse, o Sol deve estar baixo no céu. Contudo, uma vez que o Sol atinge uma posição maior do que 29 graus acima do horizonte, esse arco superior e o correspondente arco inferior (diretamente abaixo do Sol) dão uma volta ao redor do halo de 22 graus, formando o que chamamos de arco circunscrito. Um arco tangente superior se forma quando os cristais de gelo hexagonais que fazem parte das nuvens do tipo cirrus estão alinhados com seu eixo horizontal maior, porém os cristais estão orientados em diferentes direções. A luz do Sol então entra por uma face lateral do cristal em forma de lápis é desviada e sai através da face lateral oposta àquela que ela entrou.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/04/upper-tangent-arc-from-orsta-norway.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.