Arco-Íris Vermelho É Fotografado no Litoral de São Paulo (Obrigado Meire Ruiz)

arco_iris_vermelho_lit_sp

observatory_150105A natureza realmente é fantástica. Pode surpreender a todos nós e nos momentos mais inesperados. Mas aqueles que normalmente olham para o céu em busca de fenômenos interessantes podem ser presenteados a qualquer momento. Um belo presente que a natureza pode nos dar e que sempre chama a atenção é um belo arco-íris cruzando o céu. Porém em determinadas circunstâncias, esse arco-íris pode parecer ligeiramente diferente, ele pode então se tornar um chamado arco-íris vermelho.

Esse tipo de arco-íris acontece quando o Sol está baixo no horizonte. Nessa situação, os raios solares viajam por um caminho maior através da baixa atmosfera onde eles são então espalhados pelas moléculas de ar e poeira. Os comprimentos de onda mais curtos como aqueles que representam as cores azuis e verdes são espalhados de maneira mais forte deixando a luz restante que é transmitida proporcionalmente mais rica em tonalidades vermelhas e amarelas. O resultado é a geração de um maravilhoso pôr-do-Sol, e se as condições estiverem ideias a formação de um belo arco-íris vermelho.

Foi isso que a fantástica fotógrafa Meire Ruiz registrou no litoral de São Paulo, no último dia 26 de Março de 2013 por volta das 18:00, ao olhar para o horizonte leste. Segundo a própria Meire, que compartilhou essa bela imagem no facebook: “Abri a janela e me assustei, estava bastante vermelho! Pensei que fosse algo em terra. Corri na sala para buscar a câmera e consegui poucas fotos ruins, mas deu para ver que era o fenômeno atmosférico do arco-íris vermelho”.

Meire, a foto é linda e mostra uma parte do arco-íris vermelho, um fenômeno notado por pessoas como você que sempre estão ali, “perdendo” um tempinho e olhando para o céu.

Incentivo a todos a seguirem o perfil da Meire no facebbok (https://www.facebook.com/meire.ruiz) a cada dia que passa ela compartilha fotos cada vez mais lindas de fenômenos da natureza. Fica a dica para quem quiser apreciar o belo trabalho dessa fotógrafa de raro talento.

A foto acima foi tirada em Itanhaém, litoral de São Paulo, no dia 26 de Março de 2013 às 18:11.

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo