Arco-Íris Infravermelho Em Orion

Essa nova imagem da nebulosa de Orion destaca estrelas escondidas nas nuvens de gás e poeira. Essa imagem mostra os resultados das observações em infravermelho feitas pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA e pela missão Herschel da Agência Espacial Europeia, onde a NASA tem importante parceria.

As estrelas se formam à medida que aglomerações desse gás e dessa poeira entram em colapso, criando assim glóbulos quentes de material alimentado por disco ao redor. Esses envelopes empoeirados brilham fortemente nos comprimentos de onda maiores, aparecendo como pontos vermelhos nessa imagem. Em algumas centenas de milhares de anos, algumas das estrelas ali formadas irão conseguir agrupar material o suficiente para iniciar o processo de fusão nuclear em seus núcleos e então brilharem no céu.

O Telescópio Espacial Spitzer é desenhado para observar comprimentos de onda do infravermelho, mais curtos que o Herschel. Combinando as observações feitas com os dois instrumentos, os astrônomos conseguem uma imagem mais completa das regiões de formação de estrelas. As cores na imagem acima estão relacionadas com os diferentes comprimentos de onda da luz, e com a temperatura do material, na sua grande parte poeira, localizada nessa região de Orion. Os dados do Spitzer mostram os objetos mais quentes em azul, com a poeira progressivamente mais fria aparecendo em verde e vermelho nos dados obtidos pelo Herschel. As estrelas embriônicas mais quentes e mais desenvolvidas aparecem em azul.

Os dados infravermelhos no comprimento de onda de 8.0 e 24 mícron do Spitzer são renderizados em azul. Os dados do Herschel com comprimentos de onda de 70 e 160 mícron são representados em verde e vermelho respectivamente. Essa imagem foi lançada no dia 29 de Fevereiro de 2012.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2195.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.