Arco-Íris Horizontal É Registrado Sobre Paris

rainbowparis_kulik_860

observatory_150105Por que o horizonte na imagem acima aparece tão colorido? Isso ocorre, pois, no lado oposto de onde está o Sol, estava chovendo. Essa incomum aparência é causada pelo fato do Sol estar incomumente alto no céu durante a criação do arco-íris. Como todo o centro do arco-íris precisa estar exatamente oposto ao Sol, um Sol alto no céu, refletindo sua luz numa chuva distante produzirá um arco-íris baixo, onde somente a parte mais superior dele pode ser vista – isso ocorre, pois, o resto do arco-íris se encontra abaixo do horizonte. Além disso, não existem duas pessoas que observam exatamente o mesmo arco-íris, cada pessoa em seu local de observação exatamente entre o Sol e o centro do arco-íris, e qualquer observador verá uma banda circular com precisamente a 42 graus do centro do arco-íris. A imagem acima mostra a Torre Eiffel e foi feita, em Paris, na França, na semana passada. Embora a tempestade intermitente tenha durado mais de um dia, o arco-íris do horizonte durou poucos minutos.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130327.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.