Arco de Neblina, Glory E Spectre of Brocken São Registrados na Ponte Golden Gate em San Francisco

fenomenos_san_francisco_01


observatory_150105A foto acima mostra um espetacular arco de neblina de 360 graus, um Glory solar de 360 graus e um Spectre of the Brocken, todos os fenômenos ópticos atmosféricos como vistos desde a Ponte Golden Gate, em San Francisco, na Calfórnia. Para se ter uma visão como essa, a camada de neblina precisa estar abaixo do observador, e o Sol precisa estar posicionado acima dele. O Estreito Golden Gate e a Baía Golden Gate são locais conhecidos por sua intensa neblina e por esse motivo é considerado um dos melhores lugares no mundo para se poder ver fenômenos ópticos atmosféricos relacionados com a presença da neblina. Mesmo assim, ver uma miríade de fenômenos com arco de neblina de 360, um Spectre e um Glory é algo extremamente raro.

A neblina e as camadas marinhas têm por muito tempo ameaçado as embarcações que entram em San Francisco. No decorrer dos anos, mais de 100 navios oceânicos se chocaram, e foram danificados devido as condições de neblina extrema, as fortes correntes e os recifes de coral localizados ao redor da Baía de San Francisco. Um dos acidentes mais famosos envolveu o SS Cidade do Rio de Janeiro em 1901. Dos 211 passageiros a bordo, menos da metade, 79 pessoas sobreviveram. Até hoje, se a maré e se o clima coopera, é possível ver parte da embarcação acidentada que surge das águas turbulentas. Abaixo, pode-se ver uma parte do motor da embarcação, agora, logicamente, ocupado por toda a fauna marinha, e que é o que restou como lembrança desse terrível acidente.

fenomenos_san_francisco_02


Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/08/fog-bow-brocken-spectre-glory-and-shipwreck.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo