Aprendendo a Fazer Observações Desde a Órbita Lunar

A Sociedade Geológica da América recentemente publicou um volume chamado Análogos Para Exploração Planetária (http://specialpapers.gsapubs.org/content/current) que inclui um número de artigos sobre análogos terrestres. Esse volume também inclui algumas histórias curtas sobre o treinamento dos astronautas, incluindo um capítulo sobre o treinamento de campo geológico dado aos astronautas da Apollo (http://specialpapers.gsapubs.org/content/483/33.abstract). Quem é interessado pela Lua com certeza tem interesse no capítulo apresentado no final desse post, que foi escrito por Farouk El-Baz sobre o treinamento dado aos Pilotos do Módulo de Comando das Missões Apollo instruindo eles a fazerem observações de utilidades geológicas do terreno lunar visto da órbita do satélite. Farouk descreve como ele viciou os astronautas no entendimento sobre o valor de realizar observações cuidadosas do solo lunar. Ele começou por treinar Ken Mattingl, o CMP para a então futura missão Apollo 13, em como reconhecer feições necessárias para determinar com precisão o local do pouso na Lua. Ken acabou ficano fascinado com a geologia e chegou a dar nome a determinadas feições observadas, como a cratera Cone, que os ajudou a se lembrarem e que foi também o começo do uso de nomes informais dados a feições da Lua pelos astronautas. Mattingly mais tarde disse a Farouk. As lições que você nos deu sobre como observar além de olhar, ainda estão comigo e se provam úteis a qualquer momento em que tenho que analisar uma quantidade de dados aparentemente desorganizados. Você nos deu o background que nos permitiu apreciar a complexidade do problema geológico extraterrestre.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/April+7%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.