fbpx

Apollo 13 Não Ficaria em Órbita Eterna ao redor da Terra, Cairia 5 Semanas Depois

O modulo Apollo 13, teria caído nas profundezas do universo e seus astronautas teriam congelado se não fossem os esforços heróicos da equipe da NASA para trazer de volta, sãos e salvos todos nessa missão.

Pelo menos essa é a história que é repetida nos meios acadêmicos, populares e cinematográficos da missão mal afortunada da Apollo 13.

Agora, o escritor espacial Andrew Chaikin, e uma equipe de modeladores do Analytical Graphics, surpreenderam a todos com um anúncio de que a história sempre contada não é verdadeira, pelo menos em parte. Ao invés de ficar em uma órbita eterna ao redor da Terra, a nave seria redirecionada com uma passagem pela Lua, devido a sua gravidade e então entraria em rota de colisão com a Terra, retornando ao planeta, como é mostrado no vídeo nesse post.

De qualquer maneira a tripulação não sobreviveria. Eles primeiro seriam congelados, e então queimariam na reentrada na atmosfera da Terra.

Com muita sorte, James Lovell, Jack Swigert and Fred Haise, foram capazes de usar o módulo lunar como um bote salva-vidas e fazer um retorno seguro para Terra ajudando assim a Eugene F. Kranz, o diretor da missão.

E enquanto estamos desmascarando os mitos da Apollo 13, os astronautas na verdade nunca disseram : “Houston temos um problema!”. Eles disseram, “Houston tivemos um problema”!

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2010/03/apollo-13-fate/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .