Animação Feita Com Dados de Satélite da NASA Mostra Explosão de Tornados nas Grandes Planícies Vista do Espaço


Os dados obtidos por satélites dão àqueles que trabalham com a previsão do tempo uma grande ajuda quando se trata de climas severos. A NASA acabou de lançar uma animação feita com dados do  satélite GOES-13 que observa a luz visível e no infravermelho mostrando o desenvolvimento da explosão de tornados que aconteceu nas Grandes Planícies americana. Foram mais de 135 relatos de tornados e 124 diferentes avisos entre os dias 14 e 15 de Abril de 2012.

Observações locais do clima, sondagens, modelos computacionais e dados de satélites como o GOES-13 dão aos meteorologistas informações sobre o desenvolvimento das diferentes situações climáticas. Os dados do satélite GOES-13 vistos de forma animada mostram aos cientistas como a área de clima severo se desenvolveu, ajudando-os a observar com antecedência e emitir os alertas necessários.

O GOES-13 (Geostationary Operational Environmental Satellite) é operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). O projeto GOES da parceria NASA/NOAA no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Md., criou a animação dos dados do satélite GOES-13 que cobriram o período durante o qual foi observada uma massiva explosão de tornados.

A animação com os dados do GOES-13 tem 30 segundos de duração. “Animação cobre o período entre 14 e 15 de Abril de 2012 e as imagens obtidas pelo GOES-13 revelam o forte fluxo de ar quente e úmido desde o Golfo até o avanço da frente fria”, disse Dennis Chesters do projeto GOES da NASA.

A explosão destrutiva de tornados aconteceu sábado a noite, dia 14 de Abril até domingo de manhã, dia 15 de Abril e aparece na metade da animação dos dados do GOES-13, quando uma longa faixa de nuvens aparece no meio do vídeo. Embora não se possa ver grandes detalhes no topo das nuvens somente no infravermelho, esse tipo de informação mostra evidências de uma violência repentina.

Os meteorologistas haviam previstos essas condições severas com alguns dias de antecedência. De fato, o NOAA Storm Prediction Center Days enviou alerta para mais de cinco estados sobre o desenvolvimento de condições climáticas extremamente perigosas e catastróficas. Os estados incluem, Nebraska, Kansas, Iowa, Oklahoma, Missouri, Texas e Illinois.

Como os fatores andam juntos, o National Weather Service previu essa explosão de tornados nas Grandes Planícies com 24 horas de antecedência e logo enviou os alertas com urgência, alertas esses que com certeza salvaram vidas. Seis fatalidades foram registradas, e foram mais de 213 alertas de tempestades severas e 124 alertas de tornados na região.

Fonte:

http://www.nasa.gov/topics/earth/features/plains-tornadoes-20120417.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.