Anel de Cadeias Onduladas Marca a Presença de Uma Cratera Fantasma na Superfície de Mercúrio

EN1007472448M.map

observatory_150105Dentro das vastas planícies vulcânicas do hemisfério norte de Mercúrio, deformações compressionais são normalmente localizadas pelas crateras de impacto que foram soterradas pelos fluxos de lava. A imagem acima destaca uma dessas chamadas crateras fantasmas, onde somente essa convergência de feições tectônicas (um anel de cristas onduladas) nos dá pistas sobre a presença de uma cratera escondida.

A imagem acima foi adquirida como parte das imagens que constituem o mapa base morfológico de alta resolução da superfície do instrument MDIS. O mapa base morfológico de superfície cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 200 metros por pixel. As imagens adquiridas para o mapa base morfológico, normalmente são obtidas com ângulos do Sol fora da vertical, ou seja, com altos ângulos de incidência e possuem sombras visíveis de modo a revelarem com clareza a forma topográfica das feições geológicas.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1160

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.