Anel de Cadeias Numa Grande Cratera de Mercúrio

2frame.mos


observatory_15010541Uma grande cratera com aproximadamente 180 quilômetros de diâmetro, ocupa a cena acima, mas ela tem sido quase que completamente soterrada pelas planícies vulcânicas que constituem as suaves planícies do hemisfério norte de Mercúrio. O anel da cratera enterrada, especialmente no sudeste, tem ajudado a localizar a deformação de compressão, levando a um anel de cadeia dobrada. O centro da cratera ainda é cruzado por um graben de extensão.

Essas imagens foram adquiridas como parte do mapa base de alto ângulo de incidência do instrumento MDIS. O mapa base de alto ângulo de incidência complementa o mapa base morfológico de superfície da missão primária da sonda MESSENGER que foi adquirido sob ângulos de incidências mais moderados. Altos ângulos de incidência, obtidos quando o Sol está perto do horizonte, resultam em longas sombras que acentuam a topografia de pequena escala das feições geológicas. O mapa base de alto ângulo de incidência foi adquirido com uma resolução média de 200 metros por pixel.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=1365


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.