Anéis ao Redor do Planeta Crescente

Um Saturno em fase crescente aparece circulado por seus gloriosos anéis nessa imagem da sonda Cassini. Nuvens em forma de redemoinho agitam a atmosfera do planeta e o satélite Prometeus orbita o planeta gigante entre os principais anéis de Saturno e o fino Anel F. O satélite Prometeus aparece como uma mancha próximo da região central da imagem.

Essa vista de Saturno foi feita com a câmera da sonda apontando para o sul, o lado não iluminado dos anéis e com um ângulo de 3 graus abaixo dos plano dos anéis.

A imagem foi feita pela sonda Cassini com sua câmera de ângulo amplo no dia 14 de Setembro de 2010 e foi obtida a uma distância de aproximadamente 2.6 milhões de quilômetros de distância de Saturno e o ângulo, ou a fase entre o Sol a sonda Cassini e o planeta Saturno era de 100 graus.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1807.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.