fbpx

Uma Análise Sobre A Estranha Profundidade da Cratera Bliss na Lua

Enquanto processava mais dados da recente gélida noite de observação na Suécia, Peter Rosén, notou algo estranho perto da cratera Plato, na Lua, você consegue identificar essa estranha feição? A grande cratera de 22 quilômetros chamada de Bliss e localizada um pouco a noroeste da Plato parece ser bem mais funda do que outras crateras próxima. Chuck Wood do site LPOD procurou em seus arquivos do início dos anos de 1970 alguma referência sobre isso e encontrou medidas do comprimento da sombra feitas em dados obtidos pela sonda Lunar Orbiter IV onde foi possível calcular a profundidade da cratera em 2.8 quilômetros. Para se ter uma comparação, Jim Mosher encontrou uma profundidade média para a cratera de 1.7 quilômetros com o ponto mais profundo em 2.25 quilômetros de profundidade. A Bliss é substancialmente mais profunda o que talvez não seja surpresa pois a cratera Plato foi obviamente parcialmente preenchida com lavas que cobriram seu pico central e os terraços ou degraus da sua parede. Outras crateras de 22 quilômetros de diâmetro, algumas crateras jovens, apresentam profundidade de destaque como a Müller com 2.00 km, a Dale com 2.25 km, a Haidinger com 2.33 km, a Torriceli com 2.50 km, e a Focas com 3.42 km. com base nesses números, a Bliss pode ser um pouco mais profunda que o normal, mas ela não é uma anomalia de 3 sigma. O anel da cratera Bliss parece mais grosseiro do que o que seria esperado para uma cratera recente, ele parece mais explosivo do que o anel de crateras próximas. De fato analisando dados obtidos pela sonda LRO, pode-se mostrar que ela não é uma cratera recente e que possui um anel irregular delimitando-a. Concluindo, a profundidade da cratera Bliss é algo estranho, mas não existe nada de bizarro nisso.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/February+13%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.