fbpx

Anáglifo Gerado Com Imagens da Sonda Dawn Mostra Complexo Montanhoso na Região Polar Sul do Asteroide Vesta


Esse anáglifo mostra a topografia de um complexo montanhoso central na região polar sul do asteroide Vesta. Quando observada corretamente essa imagem mostra uma visão 3D da superfície do Vesta. Esse efeito é conseguido pela sobreposição de duas imagens diferentes coloridas  com um afastamento entre elas para se gerar o efeito de profundidade. As diferenças de topografia nessa imagem e que dão o efeito de profundidade foram calculadas a partir do modelo de forma do Vesta. O complexo montanhoso na região polar sul do Vesta aparece acima um pouco afastado do centro da imagem. A vasta morfologia do complexo montanhoso central é clara, essa feição apresenta uma morfologia aproximadamente circular, com um diâmetro aproximado de 200 km e com aproximadamente 20 km de altura contando desde a sua base. Existe uma grande escarpa no complexo montanhoso central que é bem iluminada nessa imagem. Essa imagem também mostra claramente a textura ondulada do terreno que domina a depressão polar sul do Vesta, e que circunda o complexo montanhoso central.


A câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA obteve as imagens usadas para montar esse anáglifo nos dias 17 e 20 de Agosto de 2011. No momento em que as imagens foram feitas, a sonda Dawn encontrava-se a uma distância aproximada de 2740 km do asteroide Vesta. A resolução da imagem acima é de 260 metros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14891


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .