fbpx

Anáglifo Gerado A Partir de Imagens da Sonda Dawn Revela Complexo Montanhoso na Região Polar Sul do Asteroide Vesta em 3D


Esse anáglifo mostra a topografia de um complexo montanhoso central na região polar sul do asteroide Vesta. Quando observada corretamente essa imagem mostra uma visão 3D da superfície do Vesta. Esse efeito foi conseguindo pela sobreposição de duas imagens coloridas de forma diferente e com um afastamento entre elas para se criar a sensação de profundidade. Para visualizar essa imagem em 3D use os óculos com lentes coloridas de vermelho para o olho esquerdo e verde/azul para o olho direito. O efeito de profundidade , ou seja, da diferença topográfica nessa imagem foi calculado a partir da forma modelada do Vesta. Essa imagem é centrada num complexo montanhoso central, que é um monte topográfico aproximadamente circular e que tem aproximadamente 20 km de relevo desde a sua base. Ao redor do complexo montanhoso central está a depressão polar sul do Vesta, a relação entre essas estruturas, duas das mais proeminentes feições do Vesta é fundamental para se entender a evolução do Vesta como um todo. Também, muito bem definida nessa imagem está uma grande escarpa no centro do complexo montanhoso central.

A câmera de enquadramento, ou a FC que viaja a bordo da sonda Dawn da NASA obteve as imagens usadas para fazer esse anáglifo em 17 e 20 de Agosto de 2011. A distância da sonda Dawn até a superfície do Vesta era de 2740 km no momento das imagens. Essa imagem tem uma resolução de aproximadamente 260 metros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14827


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .