Alnitak, Alnilam e Mintaka, O Cinturão de Orion

Alnitak, Alnilam e Mintaka, são as estrelas brilhantes azuis observadas do leste para oeste (da esquerda para a direita) ao longo da diagonal nessa bela paisagem cósmica, que é aqui reproduzida. Também conhecidas como sendo o Cinturão de Orion, essas três estrelas supergigantes azuis são mais quentes e mais massivas que o Sol. Elas localizam-se a aproximadamente 1500 anos-luz de distância, e são originadas da bem estudada nuvem interestelar de Orion. De fato, nuvens de gás e poeira que vagam por essa região têm intrigantes e algumas surpreendentes formas familiares, incluindo a escura Nebulosa da Cabeça do Cavalo, e a Nebulosa da Labareda próximas a Alnitak no canto inferior esquerdo da imagem. A famosa Nebulosa de Orion localiza-se na parte inferior desse colorido campo estelar. Registrada em Dezembro de 2010 com uma câmera do tipo SLR modificada e acoplada a um pequeno telescópio, os registros bem planejados que constituem esse belo mosaico se espalham por 4 graus no céu.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110121.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.