Alfa Centauri A: O Sistema Estelar Mais Próximo do Sol

O sistema de estrela mais próximo do Sol é o sistema da Alfa Centauri. Das três estrelas que formam o sistema, a mais apagada, chamda de Proxima Centauri, é na verdade a estrela mais próxima. As estrelas brilhantes Alfa Centauri A e B formam um sistema binário próximo  sendo separado por somente 23 vezes a distância entre a Terra e o Sol, algo um pouco maior que a distância entre Urano e o Sol. Na foto acima, o brilho das estrelas se sobrepõem na fotografia causando uma ilusão de um tamanho maior, mesmo que as estrelas sejam vistas como pequenos pontos de luz. O sistema Alfa Centauri não é visível em grnae parte do hemisfério norte da Terra. A estrela Alfa Centauri A, também conhecida como Rigil Kentaurus é a estrela mais brilhante da constelação do Centaurus e é a quarta estrela mais brilhante no céu noturno. Sirius é mais brilhante mesmo estando a uma distância maior que o dobro até a Alfa Centauri. Por uma impressionante coincidência, a estrela Alfa Centauri A é do mesmo tipo que o Sol, gerando muita especulação sobre o fato dela também manter planetas que possuam vida.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110703.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.