fbpx
17 de setembro de 2021

Agência Espacial Europeia Lança Mapa de Alta Resolução da África – Impressionante!!!

A imagem acima não é apenas uma imagem simples da África. Ela representa a primeira imagem desse tipo, que é um mapa de alta resolução mostrando os diferentes tipos de coberturas terrestres que são encontradas no continente e que foi lançado pela Agência Espacial Europeia.

Mapas de cobertura de terreno mostram os diferentes materiais físicos que cobrem a Terra, esse material pode ser vegetação, pântanos, concreto, areia, entre outros. Esses mapas são importantes pois podem ser usados para rastrear o crescimento das cidades, acessar regiões de alagamento, acessar questões ambientais como desertificação, desflorestamento entre outros.

O mapa de cobertura de terreno da África, recém-lançado mostra o continente numa resolução extremamente detalhada. Cada pixel nesse mapa representa apenas 20 metros no terreno. Ele foi feito para ajudar os pesquisadores a modelarem a extensão das mudanças climáticas na África, estudar a biodiversidade e os recursos naturais e ver como o terreno está mudando, entre outras aplicações.

Desenvolvido como parte do projeto Climate Change Initiative (CCI) Land Cover, a agência espacial adquiriu um ano inteiro de dados com seu satélite Sentinel-2A, para criar o mapa. No total, a imagem tem 90 terabytes de dados, foi feita usando 180 mil imagens, com dados obtidos entre Dezembro de 2015 e Dezembro de 2016.

O mapa é tão grande e detalhado que a agência espacial criou uma versão online dele, e você pode dar zoom e passear pela África, nesse link:

http://2016africalandcover20m.esrin.esa.int/viewer.php

Mas as coisas não param por aí, um mapa ainda melhor pode chegar a qualquer momento. Em Março de 2017, a ESA lançou o satélite Sentinel-2B, que tem como missão fazer um mapa global com uma resolução impressionante de 10 metros por pixel.

Fonte:

http://mentalfloss.com/article/507957/european-space-agency-releases-first-high-res-land-cover-map-africa

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo