fbpx

Afloramento no Badlands National Park Mostra Claramente Espaço de 30 Milhões De Anos Na Deposição Sedimentar

badlands_30milhoes

observatory_150105Esse aqui é para os meus amigos geólogos. A distinta divisão entre as camadas amarelas, vermelhas e cinzas, na foto acima representam na verdade um espaço de 30 milhões de anos na deposição sedimentar. Essa divisão marca a transição entre o período Mesozóico e o Cenozóico. A imagem acima mostra parte dos afloramentos do Badlands National Park, no estado norte-americano de Dakota do Sul. As camadas amarelas e vermelhas são os chamados solos fósseis, ou paleosolos, que descansam abaixo da Formação Pierre de folhelho que foi depositada durante o período Cretáceo. Na parte inferior da camada amarela estão as concreções inalteradas da Formação Pierre. As camadas em cinza acima dos paleosolos foram depositadas durante o Período Oligoceno.

A Formação Pierre contém fósseis como as amonitas e outros tipos de moluscos que viveram em águas rasas. Entre outras formações das Badlands, podemos citar a Formação Brule, posicionada na parte superior da Pierre que contém fósseis de cavalos, rinocerontes, camelos e tartarugas.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/07/deposition-gap-in-badlands-national-park.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo