Abell 1758: O Resultado da Colisão de Aglomerados de Galáxias

Essa é uma imagem composta da parte norte do aglomerado de galáxias Abell 1758, localizado a uma distância de 3.2 bilhões de anos-luz da Terra e mostra o efeito da colisão entre dois pequenos aglomerados de galáxias. Os dados de raios-X do Chandra (azul) revelam o gás quente no aglomerado e os dados do Giant Metrewave Radio Telescope (GMRT) localizado na Índia (rosa) mostra os grandes halos gerados pelas partículas ultra-relativísticas  e pelos campos magnéticos  em muitas escalas. Dados ópticos do Digitized Sky Survey são mostrados em dourado.

Um estudo deste aglomerado de galáxias e de outros 31 com o Chandra e com o GMRT mostram que grandes halos de rádio são gerados durante as colisões entre os aglomerados de galáxias. Esse resultado implica que aglomerados de galáxias com halos só visíveis nas ondas de rádio ainda estão em formação, enquanto que aglomerados sem a emissão nas ondas de rádio não estão mais acumulando material. O resultado também implica que elétrons relativísticos são provavelmente acelerados pela turbulência gerada pela fusão entre os aglomerados.

Os aglomerados de galáxias são as maiores estruturas do universo que são unidos graças a gravidade. Eles se formam quando aglomerados menores ou grupos de galáxias colidem ou se fundem. Colisões entre aglomerados de galáxias como essa no Abell 1758 e no seu primo mais famoso o Aglomerado Bullet, são os eventos mais energéticos do universo desde o Big Bang. Sua taxa de crescimento nos últimos 7 bilhões de anos tem diminuído pelo efeito da energia escura como mostram resultados anteriores obtidos pelo Chandra.

Essa imagem foi obtida combinando a componente de raios-X:

A componente obtida pelas ondas de rádio:

E a componente óptica:

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2010/a1758/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.