fbpx

Abandonar a Terra ou Se Deparar com a Extinção – O Alerta de Stephen Hawking

É hora de abandonar a Terra, alertou o mais famoso físico teórico do mundo.

Em uma entrevista para a página na internet Big Think, Stephen Hawking alertou que o futuro de longo prazo do planeta será o espaço exterior.

“Será muito difícil evitar um desastre no planeta Terra na próxima centena de anos, quem dirá nos próximos milhares e milhões de anos. A raça humana não deveria apostar todas as suas fichas em um único planeta”, disse ele.

“Eu vejo grandes perigos para a raça humana”, disse Hawking. “Existiram determinados momentos no passado quando a sobrevivência era uma mera questão sobre apertar um botão ou não. A crise de mísseis em Cuba em 1963, foi um desses momentos. A freqüência dessas ocasiões tem aumentado com o passar do tempo”.

“Mas eu sou um otimista. Se nós pudermos evitar desastres pelos próximos dois séculos, nossa espécie deve estar a salva, à medida que vagamos pelo espaço”, diz ele.

Com isso dito, ir até outro planeta será um enorme desafio, não somente pelo fato de colonizar esse novo planeta com a raça humana. A astrofísica Katherine Freese da Universidade de Michigan disse, relembrando a todos nós, “a estrela mais próxima da Terra, é a Proxima Centauri que está localizada a 4.2 anos-luz de distância, isso significa que levaríamos 4.2 anos viajando na velocidade da luz, para atingir essa estrela. Com a tecnologia atual e com a velocidade alcançada por nossos foguetes levaríamos 50000 anos”.

Ainda assim temos que agir rápido, declara Hawking. “Será difícil evitar um desastre nos próximos 100 anos muito menos no próximo milênio ou no próximo milhão de anos. Nossa única chance de sobrevivência não é permanecer olhando para o nosso planeta Terra, mas sim irmos em busca do espaço. Nós fizemos importantes progressos nos últimos 100 anos. Mas se queremos continuar a viver mais do 100 anos, nosso futuro está no espaço”.

Essa não é a primeira vez que Hawking nos alerta sobre esse extermínio planetário. Em 2006, o físico alertou que a Terra estava aumentando muito o seu risco de ser destruída. E ultimamente Hawking tem sido bem sincero.

Em Abril de 2010, ele alertou sobre o perigo da tentativa de se comunicar com alienígenas, disse ele em uma entrevista no Discovery Channel que os extra-terrestres devem mesmo existir e que a humanidade devia evitar contato com eles a todo o custo.

“Para o meu cérebro matemático, os números sozinhos me fazem pensar sobre alienígenas de uma maneira perfeitamente racional”, disse ele. “O real desafio é pensar em como esses alienígenas se pareceriam de verdade”.

A resposta, ele sugere, é que a maior parte da vida alienígena seja o equivalente a micróbios ou animais simples – um tipo de vida que dominou a história da Terra por muitos anos – e eles poderiam nos colocar em um grande perigo.

Em Maio de 2010, Hawking disse que ele acredita que os seres humanos poderão viajar milhões de anos no futuro e então popular novamente o seu planeta devastado. Se fossem construídas naves que pudesse viajar mais rápido que a velocidade da luz, um dia a bordo dessa nave seria o equivalente a anos na Terra. Isso ocorre – de acordo com Einstein – pois a medida que os objetos aceleram no espaço, o tempo passa mais lentamente ao seu redor.

“A viagem no tempo foi em determinado tempo considerada uma heresia, e eu normalmente evito falar sobre isso por medo e por ser tachado de louco”, disse o pesquisador em seu livro Stephen Hawking’s Universe.

Fonte:

http://www.foxnews.com/scitech/2010/08/09/abandon-earth-face-extinction-warns-stephen-hawking/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .